Veja os destaques e tendências que marcaram o segundo dia do congresso internacional

by Karen Reis
hace 3 semanas
Veja os destaques e tendências que marcaram o segundo dia de congresso internacional | Foto: AS MAIS FOTO E FILME

Construção de marca, rebranding, decoração, destination wedding, marketing e vendas para o mercado de casamentos estão entre as pautas apresentadas no encontro. Confira! 

Nesta terça-feira, (10) de setembro, aconteceu o segundo dia de evento, com uma programação das 8h30 às 18h, no hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. A abertura foi realizada pelo CEO da Inesquecível Casamento Fabiano Niederauer ao lado de Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.

“Então, quando a gente fala de Visit Rio, falamos de uma empresa que trabalha o marketing do Rio de Janeiro. A gente defende e trabalha nessa cidade porque é um privilégio viver aqui. Nosso maior ativo é a nossa conectividade. Quando a gente fala do mercado de casamento, falamos do impacto dos números. Estima-se que 2 milhões de casamentos vão ser concluídos até o final de 2024. Na economia, R$50 bilhões de reais serão movimentados no mercado de casamento.” disse, Roberta Werner, Diretora Executiva do Visit Rio.

Roberta Verner, Diretora Executiva do Visit Rio | Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Roberta Werner, Diretora Executiva do Visit Rio | Foto: AS MAIS FOTO E FILME

“Agradeço ao Fabiano Niederauer por trazer essa capacitação para o Rio de janeiro, para que os profissionais possam crescer e expandir.” Finaliza Roberta.

A construção da marca no mercado de casamentos


Na primeira palestra do dia, Elisa Tavares, co-fundadora da Boutique de 3, falou sobre a construção de uma marca no mercado de casamentos, apresentando um panorama do setor, destacando a importância de criar experiências únicas para cada noiva.

Ela abordou pontos de como se posicionar no mercado, alertando para os perigos da desinformação, considerando que as mídias sociais como ferramentas que surgiram ao longo de sua trajetória. O crescimento do digital transformou a maneira como marcas se destacam e Elisa enfatizou que o papel da marca é crucial para se sobressair no mercado de casamentos.

A profissional também detalhou os elementos necessários para construir uma marca forte, ressaltando a importância da ética e do respeito no setor de eventos. Segundo ela, uma marca cresce quando consegue transmitir confiança durante eventos reais, oferecendo personalização e qualidade nas festas.

Ela também abordou a relevância da identidade visual como peça-chave para o crescimento da marca e para criar uma conexão com o público. Elisa compartilhou a experiência do início da Boutique de 3, destacando a parceria com suas sócias. “Ter sócias é algo muito positivo. A gente se respeita muito, além de sermos sócias, somos amigas.”

Logo após, abordou a importância do digital, com uma implementação de uma mentalidade jovem dentro da empresa, sendo crucial para o funcionamento das mídias sociais do seu negócio.

Finalizando a palestra, contou o processo de escolha do nome da empresa e o impacto da festa como momento de avaliação da marca foram pontos centrais. Elisa conclui refletindo sobre a necessidade de sempre se questionar: “O que eu estou fazendo hoje para superar meu concorrente?”.

Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME

As flores, cores e dicas para impactar na decor

 

Nesta terça-feira (10), Vic Meirelles subiu ao palco às 10h30, apresentando sua palestra: “As flores, cores e dicas para impactar na decor.” Durante sua apresentação, o florista compartilhou seu conhecimento sobre técnicas florais e decoração. 

De forma bem humorada, o decorador ressaltou que o uso de plantas e árvores é uma tendência, destacando que o verde conecta o ambiente à natureza, trazendo frescor e vida. A mistura das flores naturais com as artificiais proporcionam um ambiente harmônico. Ele também compartilhou dicas, como o uso de cravo e lavanda para aliviar o calor em eventos ao ar livre. ‘’Cores são ótimas opções para estações de mais calor. Adicionar flores com cores intensas são ideias para trabalhar nos salões e festas ao ar livre.’’

Logo após, comparou o estilo clássico com o contemporâneo, destacando que atualmente, as festas exigem um planejamento estético mais elaborado, repleto de detalhes. Durante a palestra, Vic Meirelles também destacou sua admiração pela energia que os jovens trazem ao universo da decoração floral, mencionando floristas que estão inovando no mercado. 

Quando perguntado sobre suas inspirações, Vic revelou que se baseia principalmente na natureza, das cores às formas dos troncos. Ele comentou que muitas vezes as noivas chegam com seus próprios desejos e referências, e ouvir atentamente essas ideias é essencial para criar uma decoração única.

Além disso, o decorador mencionou o uso de ferramentas digitais como uma excelente fonte de inspiração, apreciando a modernidade e as tendências joviais que elas trazem. No entanto, ele também busca inspiração nos elementos clássicos, que combinam elegância atemporal com inovação. O equilíbrio entre ouvir os desejos das noivas e conectar-se com suas próprias referências é o segredo para criar decorações impactantes e personalizadas.

Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME


A Decoração e as redes sociais

 

O decorador Daniel Cruz, em sua palestra: “A decoração e as redes sociais”, compartilhou com os congressistas sua trajetória no mercado de casamentos e como impulsionar seu trabalho utilizando ferramentas tecnológicas.

No início da apresentação, Daniel contou sobre seu primeiro contato com o setor de eventos, organizando o casamento da sobrinha de sua vizinha.

Antes da popularização das redes sociais, a divulgação de eventos era restrita à mídia impressa, no entanto, atualmente, o Instagram é a principal ferramenta para promover seu trabalho.

Daniel mostrou, em seu perfil no Instagram, a diversidade de cores, flores e plantas que utiliza em suas decorações, mesclando o clássico com o contemporâneo.

Finalizando sua participação, o decorador ressaltou a importância de ter um plano B para casamentos ao ar livre e destacou tendências como a chuva de rosas, que geram curtidas e engajamento. O foco está em fotos de impacto, que preenchem a tela e transmitem brilho e cores. Segundo Daniel, festas mais completas exigem um maior investimento, e a divulgação orgânica é a melhor maneira de impulsionar seu negócio.

Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME

Rebranding e posicionamento nas mídias

A decoradora Renata Paraíso compartilhou com os congressistas suas experiências desde o início de carreira, onde contou como atravessou os desafios e se reinventou nas mídias digitais. Além disso, também abordou temáticas com base nas vivências que presenciou e em como trouxe as técnicas em que aprendeu nos cursos que concluiu para a prática da rotina como uma profissional de decoração.  

Ela também falou sobre como seu posicionamento estratégico na internet reflete na prospecção de novos clientes, assim como na fidelização dos que já passaram pelo escritório da fornecedora. Isso porque, ela explicou que, nos dias de hoje, é preciso ser um profissional antenado nos avanços das redes sociais e estar a todo momento buscando entender o melhor caminho para um posicionamento eficaz que traduza a identidade da própria marca para os seguidores.

Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME

Marketing e Vendas no mercado de casamentos

Fabiano Niederauer, fundador e CEO da Inesquecível Casamento, compartilhou estratégias com os congressistas, como também formas de ampliar seu alcance e acessar mecanismos de vendas para crescer no mercado de casamentos. 

Com aproximadamente 30 anos de experiência no setor de marketing para eventos, ele destacou a importância de ter bem estruturada todas as informações necessárias do profissional que possui uma empresa, além de apresentar  ações personalizadas e segmentadas que ajudam a atrair o público-alvo certo, permitindo que empresas do setor se destaquem e construam uma base de clientes fieis, além da admiração de outros profissionais. 

Durante uma dinâmica interativa, Fabiano fez uma objetiva análise de perfis no Instagram e apontou a relevância da identidade visual para marcas no mercado de casamentos, explicando como o Instagram é uma vitrine poderosa e como o visual impacta na narrativa do profissional.

“Não seja uma pessoa interesseira, seja interessante.” disse Fabiano Niederauer, fundador e CEO da Inesquecível Casamento. 

Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Foto: AS MAIS FOTO E FILME

Como autoridade no assunto, o fundador da Inesquecível Casamento contou de forma exclusiva para os congressistas  insights que teve ao longo dessas quase três décadas vivendo o mercado de eventos e em como cada um dos empresários presentes poderiam aplicar em suas respectivas marcas aspectos como: identidade visual, posicionamento na mídia, planejamento para as redes sociais, construção de uma rede de networking consolidada além dos aplicativos e plataformas digitais para uma boa gestão da marca dentro do setor de marketing para eventos e apresentou opções de caminhos para crescer no mercado. 

Zau Spínola pinta em tempo real quadro durante a última palestra do segundo dia do Wedding Plus Congress 2024 | Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Zau Spínola pinta em tempo real quadro durante a última palestra do segundo dia do Wedding Plus Congress 2024 | Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Zau Spínola pinta em tempo real quadro durante a última palestra do segundo dia do Wedding Plus Congress 2024 | Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Zau Spínola pinta em tempo real quadro durante a última palestra do segundo dia do Wedding Plus Congress 2024 | Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Zau Spínola pinta em tempo real quadro durante a última palestra do segundo dia do Wedding Plus Congress 2024 | Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Zau Spínola pinta em tempo real quadro durante a última palestra do segundo dia do Wedding Plus Congress 2024 | Foto: AS MAIS FOTO E FILME
Recent posts